terça-feira, 17 de abril de 2012

Obesidade feminina




Reeducação alimentar e prática de exercícios físicos podem reverter quadro alarmante divulgado em pesquisa da Vigitel.

Por Maria Simões


Circulando pelas ruas podemos notar que muitas pessoas estão visivelmente acima do peso. E pesquisas atuais não nos deixam mentir, de acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em um estudo divulgado no dia 10/04, terça-feira, pelo Ministério da Saúde, indicando o aumento do número de habitantes acima do peso ou obesos, no período de 2006 a 2011. 

Em 2006, 38,5% das mulheres estavam acima do peso ideal. Em 2011, esses índices subiram para 44,7%. O público feminino, na atualidade, por conta do estilo de vida frenético, envolvendo rotina de trabalho, estudos, tarefas domésticas e fumo acabam entrando nas estatísticas de forma negativa.

Os hábitos saudáveis de alimentação também estão sendo negligenciados e fazendo com que dessa forma muitas mulheres tenham enfermidades que no passado era privilégio da maioria masculina, como problemas cardiovasculares e hipertensão, por exemplo.

A prática de exercícios físicos e a reeducação alimentar, aliados a outras recomendações de especialistas na área de saúde podem combater esses males trazendo uma expectativa de vida melhor, pois a obesidade responde pelo grande índice de óbitos em vários países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário