sábado, 12 de maio de 2012

A mulher no Cinema


Por Maria Simões 

A força da mulher é tão grande que quando representada na sétima arte, é sucesso garantido, principalmente quando ela é retratada na pele de mulheres fortes, que trazem repercussão social, independente se baseados em fatos reais ou não. Uma atriz de talento, um diretor competente e um roteiro bem elaborado são ingredientes que provocam comoção, emoção e estouros nas bilheterias.

Mulheres que lutaram para mudar o próprio destino, fugindo da violência, das desigualdades impostas pela sociedade, que tiveram papel fundamental na história de uma nação, mulheres que lutaram pelos seus direitos ou de seus familiares, ou então aquelas revolucionárias na arte e na cultura.

E pra quem gosta de sugestões, aí segue alguns filmes que valem a pena serem vistos. Emoção garantida com histórias de luta, superação e sensibilidade dessas vitoriosas.

Meninos Não Choram – Boys Don’t Cry (1999)
Gênero: Drama
Duração: 118 min.
Classificação: 18 anos
Diretor: Kimberly Peirce
Elenco: Hilary Swank, Chloe Sevigny, Peter Sarsgaard, Alison Folland

Baseado em fatos reais. Fala sobre intolerância e preconceito, sofridos por Teena Brandon que assume uma identidade masculina para viver a sua homossexualidade.
<!--[if !vml]--><!--[endif]-->

 

Coco Antes de Chanel – Coco Avant Chanel (2009)
Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Classificação: 14 anos
Diretor: Anne Fontaine
Elenco: Audrey Tautou, Alessandro Nivola, Marie Gillain, Emanuelle Devos

O filme conta a história de Gabrielle “Coco” Chanel, abandonada quando criança no orfanato junto com a irmã, mas prova a incrível superação, tornando-se uma estilista da alta-costura francesa.


<!--[if !vml]--><!--[endif]-->

Zuzu Angel (2006)
Gênero: Drama
Duração: 103 min.
Classificação: 14 anos
Diretor: Sérgio Rezende
Elenco: Patrícia Pilar, Daniel de Oliveira, Leandra Leal, Luana Piovani, Paulo Betti, Antônio Pitanga

O filme aborda a luta da estilista de renome internacional, que teve seu único filho, (Stuart)desaparecido durante a Ditadura Militar nos anos 70. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário