MARCHA DAS VADIAS
Por Adriana Lemos
Vídeo:Zilton Antune
A forma de como uma boa parte de pessoas maltratam as mulheres que se vestem de forma mais sensual, achando que se tratam de vadias, deu origem ao movimento chamado A MARCHA DAS VADIAS.
De acordo com a organização do evento: "a Marcha das Vadias é uma manifestação feminista, transgênera, plural, apartidária e libertária", e que pede o fim da violência sexual contra a mulher e da culpabilização da vítima.
Centenas de mulheres também se reuniram em Recife, sendo o segundo ano consecutivo, começando na praça do Derby, indo até o bairro de São José, no último sábado (26).
Foi um protesto contra o preconceito relacionado ao modo de vestir das mulheres, e contra a violência doméstica.
Recife, e mais vinte cidades brasileiras aderiram ao movimento.
Vestidas com saias e shorts curtos, meia arrastão, espartilho e biquínis, segurando cartazes com as frases "Machismo Mata" e "O desejo é seu, mas o corpo é meu", as mulheres deram a cor rosa choque ao protesto para impor o direito de ser mulher, já que essa é a cor que representa a feminilidade.
E não foram só mulheres que acompanharam o protesto, participaram muitos homens que também pensam de forma diferente aos que se dizem machões, e que concordam que as roupas despertam violência sexual.
Em Toronto, no Canadá, onde teve início esse movimento, o protesto aconteceu de forma bem irreverente e ousado, algumas mulheres ficaram totalmente despidas para mostrarem que andam como querem.
Claro que foi um comportamento ousado, mas simbólico.
"Por isso não provoque, É COR DE ROSA CHOQUE!" (Rita Lee)
Nenhum comentário:
Postar um comentário